O QUE É DPF?

A SFI CHIPS tem as melhores soluções

Funcionamento do Filtro de Partículas. Uma injeção de diesel em alta temperatura para fragmentar as partículas de carbono.

DPF é a sigla do inglês Diesel Particulate Filter, ou em português, Filtro de partículas de Diesel. Ou seja, é um filtro desenvolvido para remover as partículas de diesel dos gases de escape dos veículos.

Quando a saturação desse filtro chega em aproximadamente 45%, os sensores do carro ativam a chamada regeneração ativa. Processo que injeta aditivos ao filtro eles fazem com que a fuligem acumulada entre em combustão.

Esse processo também pode ocorrer de forma passiva, quando os gases estão quentes e queimam o excesso de fuligem acumulada por conta própria.

Abaixo temos um exemplo gráfico simplificado do sistema de escapamento equipado com DPF

POR QUE DESLIGAMOS?

Cada vez mais nossos clientes proprietários de caminhonetes diesel nos procuram com falhas no DPF, onde o veículo entra em ‘modo de segurança’ e a luz de emergência acesa no painel. Isso porque ele está com o filtro ineficiente, indicando ser necessário fazer a troca imediata.

Então, entram as soluções de alta performance da SFI CHIPS. Fazemos a reprogramação da central de injeção (ECU), desligando os sensores e todas as funções do sistema de DPF, sem que haja necessidade de troca. Na reprogramação fazemos também a redução do chamado “débito de combustível”, abaixando ainda mais o nível de emissões e deixando o veículo mais econômico.

A partir disso, é possível efetuar a instalação de um escape “DPF Delete”, que é um cano direto sem esse filtro. Para manter os níveis de emissão, o DPF é substituído por um conversor catalítico de alto desempenho, que por sua vez não ocasiona a saturação como o sistema de filtro de partículas tradicional.

Vale ressaltar que esse trabalho é muito vantajoso para o proprietário do carro, uma vez que para fazer essa substituição na concessionária, o custo é bem elevado, podendo custar quase 10mil reais.

A SFI CHIPS é a líder de mercado no ramo de motores Turbo Diesel, com softwares de alta performance e alta durabilidade.

O QUE É EGR?

Assim como DPF, EGR é uma sigla para o inglês Exhaust Gas Recirculation. No português, “Recirculação dos gases de Escape”. É uma válvula desenvolvida para reduzir a emissão de Óxido Nitroso (NOx) nos motores diesel e gasolina, reutilizando uma porção dos gases de exaustão na admissão do motor.

POR QUE DESLIGAMOS?

Essa válvula é acionada pela central de injeção (ECU) e com o passar do tempo ela pode gerar um acúmulo de fuligem do escape e vir a falhar, causando o mau funcionamento do veículo e até uma pane no motor.

Esse gases, quando reutilizados através da válvula, podem conter partículas que contaminam o óleo do motor e com o tempo, pode reduzir a vida útil do conjunto, ocasionando um funcionamento do motor mais quente e com mais consumo de combustível.

A SFI CHIPS é a única preparadora no Brasil a oferecer uma solução segura para fazer o desligamento dessa válvula diretamente na ECU, neutralizando o mau funcionamento que viria a causar a falha.

Não é à toa que recebemos mais de 50 carros mensalmente, somente aqui na matriz de São Paulo, para efetuar tais serviços.

Em todo Brasil, mais de 100 caminhonetes passam por nossas as mãos todos meses e recebem o upgrade com as nossas soluções, conferindo às suas caminhonetes mais potência, torque, suavização do delay de fábrica, economia no consumo de combustível, e, em especial, o fim da dor de cabeça e dos altos gastos com a substituição do DPF e troca do EGR.